quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Estudo da Abbott Sobre Tratamento para Hepatite C sem Interferon Apresenta Resultados Positivos


Abbott Park, Illinois, 15 de outubro de 2012 

A Abbott anuncia que os resultados iniciais do “Aviator”, estudo de fase 2b, com regime terapêutico livre de interferon para o tratamento de Hepatite C (VHC), demonstram resposta virológica sustentada por 12 semanas de tratamento em 99 por cento dos pacientes com Hepatite C sem tratamento prévio para a doença (“pacientes naïve”) e em 93 por cento dos pacientes que não responderam a esquemas anteriores de tratamento para o genótipo 1 (GT1).   Aos pacientes, foi administrada uma combinação dos medicamentos em fase de pesquisa ABT=450/r, ABT-267, ABT-333 e ribavirina por 12 semanas, conforme a análise dos dados observados de cada paciente.

Os resultados completos do estudo serão apresentados durante o Encontro Anual da Associação Americana para o Estudo de Doenças do Fígado (AASLD), que acontece em Boston, de 9 a 13 de novembro próximo. Os resumos já estão disponíveis no site www.aasld.org

“Existem importantes necessidades médicas ainda não supridas para o tratamento de hepatite C do genótipo 1, a forma mais comum de hepatite C nos EUA e Europa”, afirmou o médico Kris Kowdley, diretor do Centro de Excelência em Doenças do Fígado do Instituto de Doenças Digestivas do Centro Médico Mason da Virginia e professor de medicina na Universidade de Washington, em Seattle. “Os resultados deste estudo de fase 2b sugerem que a resposta virológica sustentada pode ser atingida sem o interferon em uma alta taxa dos pacientes com a infecção pelo genótipo tipo 1, incluindo pacientes que não responderam a tratamentos anteriores. Esta é uma notícia importante para continuarmos estudando novas opções de tratamentos para os pacientes”.

“Com base nesses resultados promissores, a Abbott escolheu um regime de tratamento de ação direta antiviral tripla, com e sem ribavirina, para a fase 3 do estudo”, informou o médico Scott Brun, vice-presidente da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento de Doenças Infecciosas da Abbott. “Demonstrar a possibilidade de resposta virológica sustentada nestas populações de pacientes, sem o uso do interferon, é bastante encorajador”.

O objetivo deste estudo de fase 2b foi avaliar a eficácia e segurança da terapia combinada com ABT-450/r (dose 100/100 para 200/100mg, 1 vez ao dia), ABT-267 (25mg 1 vez ao dia), ABT-333 (400mg duas vezes ao dia) e ribavirina em pacientes não cirróticos e virgens de tratamento e em pacientes sem resposta prévia a peg-interferon e ribavirina, por 8,12 ou 24 semanas.  

Sobre o Vírus da Hepatite C

A hepatite C é uma doença do fígado causada pelo VHC (vírus da Hepatite C), que afeta cerca de 170 milhões de pessoas em todo o mundo. O vírus se espalha principalmente pelo contato direto com o sangue de uma pessoa infectada. A hepatite aumenta o risco de desenvolvimento de doença hepática crônica, cirrose e câncer de fígado; as taxas de doença de fígado associada à infecção por VHC estão crescendo rapidamente.  

Programas da ABBOTT em desenvolvimento para Hepatite C 

O portfólio da Abbott em VHC compreende medicamentos em fase de pesquisa com três diferentes mecanismos de ação, incluindo inibidores de protease (ABT-450/r), de polimerase (ABT-333) e de NS5A (ABT-267). O ABT-450 está sendo desenvolvido com uma baixa dosagem de ritonavir, que potencializa as suas propriedades farmacocinéticas. O uso de ritonavir com ABT 450 para o tratamento de hepatite C ainda está em fase de pesquisa; o ABT-450 foi descoberto durante o desenvolvimento de estudos conjuntos da Abbott e da Enanta Pharmaceuticals sobre inibidores da protease para VHC e está sendo desenvolvido pela Abbott para uso em combinação com outro medicamento em pesquisa para o tratamento da Hepatite C.

O ritonavir faz parte de uma classe de medicamentos chamada de inibidores da protease do HIV, sendo usado em combinação com outros medicamentos anti-HIV para tratar pacientes infectados pelos vírus do HIV e com AIDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário